Profissional de Maketing: Solitário e Pressionado


Muitas são as razões para que as verbas diminuam o budget de marketing. A cada ano as empresas, que ainda conseguem manter uma estrutura de marketing, se veem pressionadas a diminuir custos (leia-se comunicação e marketing). Diante disso, nós, profissionais, nos vemos imersos num cenário desfavorável e extremamente competitivo. São cada vez menos funcionários, menos acesso à informações qualificadas, pesquisas ou estudos de mercado; cada vez mais redução nos investimentos em tecnologia da informação e automação, e muito mais pressão por resultados com o mínimo de investimento em pessoal qualificado. Soma-se a este cenário nada glamuroso, egos inflados entre os departamentos, que via de regra, não se integram, e dificultam o acesso do profissional de marketing à informações pertinentes para o conhecimento do negócio e seus indicadores internos.

O profissional de marketing tem que ter um enorme jogo de cintura e criatividade para operar verdadeiros milagres na implantação dos planos de marketing, pois sem o apoio do CEO, alta direção e dos departamentos estratégicos, como o RH e a Logística, muitos planos naufragam já no estaleiro das ideias.

A verdade é que, exceto as raras as empresa voltadas para marketing, muitas ainda tem um foco estratégico voltado para vendas, além de uma desenho estrutural ainda muito verticalizado e com verdadeiros feudos de poder interno, dificultando a integração e o alinhamento estratégico.

Um estudo realizado pela Michel Page em 2013 revelou que 57% dos profissionais de marketing acreditam ter como maior desafio a pressão por verbas cada vez menores, com cobranças cada vez maiores por resultados, maior inovação e investimento em aprendizado, ou seja, há um paradoxo entre o que é feito e o que é pedido. Normalmente, um cenário como este se instala pela ausência de autonomia dos profissionais de marketing e pela falta de um respaldo maior por parte da direção da empresa.

Luciano Ishi Porto
Especialista em Marketing

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s