Marketing Estratégico para Profissionais Liberais


Desenvolver um plano de Marketing Estratégico para Profissionais Liberais não é tão complicado quanto muitos imaginam. Não é preciso ter um escritório já renomado e com uma estrutura avantajada, afinal, para crescer e alcançar renome, é preciso competência e uma boa rede de relacionamentos para, então, investir.

Aliás, torna-se oportuno dizer que o termo Marketing tem sofrido distorções e atribuições pejorativas, especialmente no campo político. Tratado como uma “arte” de promover o que não existe ou fazer acreditar em mentiras engendradas em verdadeiros covis imaginários de empresas mal intencionadas, marketing, pelo contrário, é a utilização de ferramentas que potencializam competências, habilidades, diferenciais e todos os pontos positivos que agregam valor e entregam ao cliente uma promessa, uma proposta de valor. Marketing é acreditar o suficiente em um produto ou serviço para poder lançá-lo, promovê-lo e vendê-lo.

Desta forma, profissionais liberais como arquitetos, engenheiros, designers e outros profissionais precisam de uma estratégia de mercado para desenvolver seus negócios. Um bom plano de marketing pode ser simples, mas eficiente. Deixe os grandes investimentos, treinamentos, recursos financeiros e aportes que vão além de suas possibilidades atuais para depois, quando seu escritório estiver entre os maiores e consolidado.

Veja alguns passos importantes que profissionais recém formados ou já estabelecidos no mercado podem utilizar na elaboração de seus planos:

  1. Marca – elabore e construa uma logomarca/logotipo com profissional, pois será sua marca, sua identidade visual;
  2. Quem? – pergunte-se “Para quem vou prestar meus serviços?” e elenque segmentos, nichos, regiões, ruas etc;
  3. O quê? Pergunte-se “O que meu público-alvo necessita?” e liste todos os serviços que oferecerá em função do seu público-alvo;
  4. Relacionamento – crie uma boa rede de relacionamento com clientes, parceiros, fornecedores, etc;
  5. Social – ative seu papel social participando de projetos sociais e voluntários;
  6. Oportunidades – fique atento às novas oportunidades. Visite feiras e eventos de áreas correlatas, participe de workshops e palestras;
  7. Seja competitivo – Invista em você para desenvolver suas competências e agregar novos conhecimentos/ habilidades;
  8. Use seu cartão em todas as oportunidades possíveis;
  9. Crie um folder para distribuição restrita e dirigida com ótima qualidade de impressão, papel especial, laminado e com verniz aplicado;
  10. Organize seu CRM de forma simples. Use o excel para fazer listas de clientes ativos e inativos;
  11. Utilize a Internet para divulgar seus serviços como “prova social”. Utilize depoimentos, dicas e novidades nas mídias sociais;
  12. Faça telemarketing de forma dirigida. Liste seus clientes e ligue em ocasiões especiais como aniversários, datas especiais e homenagens e, porque não, parabenizá-lo pela vitória de seu time do coração. Não esqueça de agendar um cafezinho ou falar rapidamente de um novo serviço ou oportunidade;
  13. Envie correspondências para clientes e prospects. Utilize o formado carta com texto serifado e curto. Objetividade é ir direto ao ponto;
  14. Crie uma rotina. Um fluxograma desde o atendimento até o fechamento e entrega dos serviços;
  15. Contrate um consultor de marketing e monte, então, o plano estratégico.

Marca / Branding

Dedico um tópico especial para marca, pois construir uma marca leva tempo, mas o primeiro passo bem dado é fundamental para o sucesso. Não desperdice tempo e dinheiro contratando amadores ou birôs para elaborar sua logo. Contrate quem entende do assunto e saia na frente da concorrência. Seu escritório tem como objetivo ser referência, e uma boa logo com um slogan que traduza seu posicionamento e sua filosofia são essenciais para uma marca de credibilidade.

Você é um Profissional de Sucesso

Reavalie seu comportamento e seus traços de personalidade. Pergunte-se:

• Tenho capacidade interpessoal? Você consegue se relacionar bem com as pessoas, se comunicar de forma clara e eficaz? Você influencia pessoas?
• Sou auto-motivado? Você tem a capacidade de se motivar mesmo em situações estressantes e adversas?
• Eu tenho liderança? As pessoas seguem você?
• Sou bem-humorado? Consegue administrar seu humor?
• Eu produzo conhecimento? Seus clientes reconhecem que você sempre leva informações úteis e conhecimento?
• Sou criativo? Você consegue encontrar novos caminhos, alternativas criativas?

Tudo No Papel

Coloque no papel tudo que planejar. Responda às seguintes perguntas:

• Onde e como quero estar daqui a 5 ou 10 anos?
• Quanto quero faturar?
• Quais serão meus recursos (humanos, físicos, financeiros)?
• No que devo investir nos próximos anos?
• Quais objetivos profissionais e pessoais pretendo alcançar?

Crie metas realistas. Evite a frustração.

Todo plano estratégico é feito para ser mudado ao longo do caminho, pois a flexibilidade em tempos de mudanças tão rápidas e contínuas como na atualidade garantirá o alcance dos objetivos. No entanto, tópicos estratégicos como Missão, Valores e Visão devem ser alterados de forma mais gradual, pois se referem à sua estratégia de longo prazo. O objetivo primordial é fazer do plano um guia, uma bússola rumo ao horizonte desejado. Manter-se no caminho exige disciplina e força, pois sempre há quem diga que o caminho está errado ou que as escolhas foram mal feitas. Supere as críticas superficiais, considere as que tenham fundamento e mantenha-se firme no leme.

Luciano Ishi Porto
Especialista em Marketing e Designer Gráfico

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