Luciano Ishi Porto


Luciano Ishi Porto

Formado em Administração, atua como profissional de marketing desde 1996, tendo iniciado suas atividades como assessor de marketing da TV Morena, afiliada Rede Globo na cidade de Campo Grande. Como responsável pela operação de marketing da rede, desenvolvia estratégias de marketing no plano comercial para eventos especiais, branding institucional, criação de marcas para eventos e ações institucionais da emissora. Atuando como assessor da área comercial, elaborava o planejamento comercial como tabelas de preço e análise técnica de audiências e staff comercial.

Já em 2005 assumiu a assessoria de marketing da rede Bigolin Materiais de Construção para os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Como gerente responsável desenvolvia estratégias de marketing para expansão da rede, branding institucional, táticas de varejo, layout dos PDVs, atendimento, planos de incentivo a vendas, alinhamento estratégico, trade marketing para a rede, staff da diretoria e organização de eventos voltados para o mercado especificador.

 

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL

04/06/2010 2014 Consultoria Independente

Atuação Assessoria e Consultoria em Marketing e Design Estratégico

 

04/04/2005 16/06/2010 Grupo Bigolin Materiais de Construção Ltda.

Atuação Gerente de Marketing do Grupo para SP e MS

 

01/12/1996 14/05/2004 Televisão Morena Ltda. Afiliada Rede Globo

Atuação Assessoria e Supervisão de Marketing

 

Prêmios

2009 – Profissional Destaque do Ano no setor de varejo da

construção de Mato Grosso do Sul

PIC/MS – Prêmio Indústria da Construção

 

2010 – Profissional Destaque do Ano no setor de varejo da

construção de Mato Grosso do Sul

PIC/MS – Prêmio Indústria da Construção

 

Experiências/Eventos

2010 a 2014 – Consultor de marketing e design estratégico. Atendendo às mais variadas demandas empresariais por meio de um serviço que envolve a comunicação institucional; gestão de marcas; design estratégico na elaboração do modelo de negócio, Missão, Valores e Visão Estratégica, posicionamento e imagem percebida, logomarca e slogan; arquitetura comercial e layout comercial em parceria com escritórios de arquitetura.

Como consultor, tenho atuado no sentido de oferecer uma visão mais ampla da marca, visando a estética publicitária aliada função do negócio. A busca pelo equilíbrio entre a forma e a função é o que define melhor uma de uma marca inteligente. A função essencial de uma marca é TRANSMITIR UMA MENSAGEM, pois toda empresa tem algo a dizer para seu público-alvo, seja um conceito, um produto ou serviço. A identificação do público-alvo, a região de atuação, o que a empresa faz, seus diferenciais, o modelo de negócio, missão, visão e valores internos, são elementos essenciais para a construção de uma marca que traduza o DNA da empresa, gere significância para seu público e seja consistente. Assim, por meio da análise de mercado, constatação e criação de cenários, análise de vantagens competitivas, ameaças e oportunidades, a consultoria se propõe a criar ações de marketing inteligentes e inovadoras.

Como consultor de Marketing ao longo dos últimos anos tenho atendido uma variada gama de empresas dos mais variados segmentos. Algumas marcas atendidas são:

JBS Friboi S/A, Travel Way Agência & Eventos, RPS Publicidade, House Criativa Publicidade (SP), Guará Comunicação (MG), Segg Segurança no Trabalho, O Boticário Campo Grande, SOS Equipamentos, Pilates Ariadne, Adriana Tannus Arquitetura, RM Inteligência Empresarial, Versaillitè Buffet e Eventos, Studio A, Morhar Organização Social, Feira Central, Festival do Sobá, Umtrato Centro Automotivo, Convergência Consultoria (RS), Nova Lisboa Conveniência, D’Eletro, Pura Magia, GrafiQx Gráfica Rápica, AG Gesso, Lucas Mali Arquitetura, Video Game Fitness Show Norte Sul Plaza, Game Show Senac, Fiat Enzo, Protheus Consultoria, MV Publicidade, Massage Express Poltronas, Hotel Brumado entre Outras.

2013 – Professor convidado de Marketing Estratégico para pós-graduação Uniderp/Anhanguera – Turma de Moda/2013

2008 a 2010 – Participação ativa no processo de expansão da rede Bigolin para o oeste paulista nas praças de Ilha Solteira, Andradina, Araçatuba, Bauru. Respondendo diretamente à diretoria e atuando na prospecção de verbas cooperadas de fornecedores para campanha de introdução da marca da revenda Bigolin na região, para o “enxoval” de loja e para ações promocionais no ponto-de-venda. Negociação de show-rooms e pontosextras, responsável pela concepção e desenho do layout interno das lojas, setorização por categorias, desenho das fachadas e padronização da comunicação visual.

2007 a 2010 – Como gerente de marketing da Bigolin e respondendo diretamente à diretoria, atuei na definição das estratégias de marketing e no posicionamento da marca nos mercados locais, na definição do mix de comunicação e mídia para introdução de marca e sustentação em novos mercados, no mix de comunicação e mídia para campanhas pontuais de ofertas e promoções para a rede, elaboração e implementação de campanhas motivacionais de vendas, gerenciamento das verbas disponíveis para marketing e propaganda, gerenciamento dos resultados de mídia por meio de pesquisas, de contagem de clientes versus número de tickets, levantamento de balanços de marketing para a diretoria com apresentações de gráficos de vendas evolutivos e comparados por categoria e por período de campanhas, pela encomenda e análise de pesquisas de imagem, share of mind (lembrança espontânea) e posicionamento em relação à concorrência.

2009 CasaCor Mato Grosso do Sul. Negociação de espaços, sinalização, patrocínio de ambientes, mídia e contrapartidas comerciais com os organizadores do evento. Organização da divulgação do evento e

patrocínio da Bigolin em redes sociais (twitter, MSN, blogs), mailing list, convites e clipping final, além de ações conjuntas com patrocinadores nacionais do evento. Organização, apresentação e press-release para imprensa do coquetel de recepção e abertura da Bigolin, co-organização com a Basf/Suvinil de palestra realizada dentro do evento com o arquiteto Marcelo Rosenbaum do quadro “Lar Doce Lar” do programa Caldeirão do Huck, press-releases.

2008 a 2010 – Participação efetiva como representante da diretoria da empresa Bigolin nos atos e reuniões de implementação do Clube de relacionamento com o mercado IDDEA para arquitetos, decoradores, engenheiros e designers, com sede em Campo Grande/MS.

2005 a 2010 – Viagens de negócio para prospecção de novos fornecedores e verbas cooperadas de marketing e propaganda, representando a empresa Bigolin nas Feiras FEICON e REVESTIR.

2000 a 2004 – Planejamento Comercial e Operacional dos eventos Copa Morena de Futsal, Show da Virada, Corrida Tiradentes e demais eventos do calendário anual da TV Morena – Afiliada Rede Globo (Campo Grande/MS). Atuando como supervisor da área de marketing da TV Morena sob a supervisão do gerente de marketing e do gerente comercial fui elemento articulador e coordenador com mais 2 assistentes e 1 supervisor operacional de todos os eventos entre as áreas de marketing, comercial e jornalismo.

2000 a 2004 – No planejamento comercial, elaborava planos comerciais e material de apoio para a equipe de vendas, dando suporte na análise de mídia técnica (audiência domiciliar, share de audiência, Custo por Mil, Custo por Telespectadores, GRPs, Índice de Afinidade. Elaboração de planos comerciais customizados para prospecção de novos clientes mediante feedback da área comercial.

1996 a 2000 – Como estagiário e depois assistente de marketing da TV Morena, atuei como suporte da área comercial, provendo a equipe de vendas de informações de mercado (clipping), tabelas de preços, tabelas de patrocínio, criação de novos formatos comerciais, desenho de logomarcas de eventos, revitalização do grafismo da logomarca da empresa e de sua programação visual.

Atuando na função de relacionamento com o mercado, levantava orçamentos, atuava na negociação com fornecedores de produtos e serviços, busca de parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a realização de eventos operacionais cooperados, solicitações de apoio e suporte da polícia militar, bombeiros e entidades representativas do esporte e outros.

Ainda como assistente, desenvolvi e implementei uma Intranet na área comercial por iniciativa própria. O objetivo foi o de se obter maior facilidade e agilidade no acesso as informações comerciais no dia-a-dia da equipe comercial. Elaborei o projeto de criação do portal da emissora, na ocasião denominado RMT On-Line, hoje tvmorena.com.br, participando ativamente de sua implementação.

 

Formação

Curso Pós-Graduação Administração em Marketing e Propaganda

Período 09/1999 a 06/2001 (360 horas)

Instituição UCDB – Universidade Católica Dom Bosco e

INPG – Instituto Nacional de Pós-Graduação

 

Curso Superior Administração de Empresas e Comércio Exterior

Período 02/1994 a 12/1998

Instituição UCDB – Universidade Católica Dom Bosco

 

Inglês Intermediário

 

Principais Cursos Palestras Workshops

Curso Google Expert Training Day – Adwords com Vince Martin Matrocola e Isabel Furtado

Período 25/03/2014

Local Shopping Bosque dos Ypês – UCI em Campo Grande/MS

Carga Horária 5 horas

 

Workshop Fecomércio/Sebrae/Senac Técnicas de Negociação com João Marcelo Furlan

Período 23 e 24/10/2012

Local  Fecomércio em Campo Grande/MS

Carga Horária 8 horas

 

Curso Merchandising no Ponto de Venda

Período 16/04/2008 a 16/04/2008

Local ANAMACO – FECOMAC em São Paulo/SP

Carga Horária 06 horas

 

Curso Vitrinismo

Período 01/01/2006 a 30/06/2006

Local SENAC – Campo Grande/MS

Carga Horária 360 horas

 

Palestra Fator Emocional nos Negócios – Eduardo Shinyashiki

Período 24/03/2006

Local CDL – Campo Grande/MS

Carga Horária 03 horas

 

Workshop Planejamento de Mídia – Paulo Tamanaha

Período 07/08/2003 a 07/08/2003

Local TV Morena – Campo Grande/MS

Carga Horária 08 horas

 

Palestra Informações de Mídia – IBOPE

Período 01/11/2002

Local TV Morena – Campo Grande/MS

Carga Horária 03 horas

 

Palestra Teleconferência com Bernardinho – Liderança de Equipes Bem Sucedidas

Período 03/10/2002

Local RPC Paraná e TV Morena – Campo Grande/MS

Carga Horária 03 horas

 

Workshop UniGlobo – Gestão Estratégica de Marketing

Período 03/04/2000 a 07/04/2000

Local TV Bahia – Salvador/BA

Carga Horária 56 horas

 

CONHECIMENTOS E HABILIDADES COMPLEMENTARES

  • Planejamento estratégico para o mercado, administração de recursos, liderança de equipes, acompanhamento, análise de planos de propaganda, informações de mídia, criação e conceito de campanhas, além de operacionalização de eventos e ações mercadológicas, branding da marca.
  • Foco em pessoas e parcerias internas com todos os departamentos, especialmente com área comercial, compras e recursos humanos.
  • Função de Staff junto à direção e alta gerência.
  • Criação e redação para projetos de comunicação para o público interno.
  • Conhecimento em Corel Draw, PhotoShop, Office – Word, Excel, Power Point, Outlook, Windows 7, Scketchup 8.

 

 

 

Campo Grande, abril de 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s